que nas entrevistas de trabalho o entrevistador não observa a sua caligrafia, está muito enganado. Uma pesquisa feita recentemente pela consultoria internacional Deloitte Touche Tohmatsu com 115 companhias brasileiras concluiu que uma em cada três delas costuma ficar de olho na letra e na forma como o candidato dispõe as palavras no papel.
Ainda de acordo com o estudo, 42% das empresas analisam a letra dos concorrentes às vagas de administração, 34% usam o teste para os cargos executivos e 22% para os operacionais.
Como funciona o teste?
Primeiramente, o candidato recebe uma folha em branco sem pauta, na qual ele deve redigir um texto de cerca de 20 linhas. O tema quase sempre está relacionado ao ambiente de trabalho ou ao seu histórico profissional.
O que nunca se pode deixar passar
Borrões: Não risque palavras, e, se errar, use termos que contornem a situação, como, por exemplo, digo ou melhor dizendo.
Ponto no ¨i¨: Fique atento, não deixe nenhum ¨i¨ sem ser pontuado.
Números: Não os escreva por extenso. Esse procedimento é interpretado como falta de objetividade.
Margens: Deixe espaço suficiente nas margens esquerda, direita, superior e inferior. Isso poderá mostrar que você é uma pessoa equilibrada.
Escreva em linha reta: Se não conseguir escrever em linha reta, faça com que a inclinação seja direcionada para cima. Assim, você estará transmitindo otimismo.
Assinatura: Esqueça aquela assinatura ilegível. O seu nome precisa estar claro para que você possa passar a idéia de simplicidade e transparência.
Mas, antes de se preocupar com a sua caligrafia, tente ser o mais espontâneo possível neste tipo de entrevista. A naturalidade e o seu curriculum vitae serão os principais quesitos para que você consiga o emprego tão almejado.
Precisa de paciência, força de vontade e disciplina. Precisa investir algum tempo da sua vida para que o seu garrancho melhore. Mas garanto que vale a pena!
Tudo que precisa é de uma folha de caderno pautado e de um lápis.
Pegue o lápis e primeiro faça um exercício para os seus punhos.
Movimente o seu pulso. Cada mão tem seu próprio ritmo e faz seu próprio movimento.
Tente encontrar o seu próprio ritmo e construir sua caligrafia em torno disso.
Sente-se confortavelmente numa mesa. A cadeira não pode estar nem muito alta nem muito baixa. É ideal que tenha uma iluminação de forma que possa ver claramente o que está escrevendo. Para destros, o melhor é uma iluminação frontal do lado esquerdo. Contrário para canhotos.
Veja uma lição para escrever em Itálico
álico

Pegue uma caneta ou lápis. Segurando-o levemente, faça um movimento para frente e para trás, com o seu punho.
Cada punho tem seu ritmo e seu jeito.
Agora pegue uma folha de papel pautado e faça alguns zig zags.
Assim:

Procure exercitar-se, sem pressa.
As linhas verticais devem ter os mesmos tamanhos, limitados pelas pautas horizontais.
Procure também manter o espaço uniforme entre os bastões verticais. Naturalmente as linhas diagonais ficarão paralelas entre si.
Coloque menos força nas linhas diagonais, de subida.
Bastam meia dúzia de bastões verticais em cada grupo.
Agora veja, você pode escrever em itálico, em linhas mais simples que os manuscritos cursivos.

Mesmo com a mudança no perfil dos noivos e da moda na Cerimônia de casamento, e nos momentos importantes e marcantes de nossas vidas, certas tradições ainda se mantêm intactas, e indispensáveis, como as festas e comemorações destas datas. O bolo de noiva, hoje mais frequentes nas festas, são com Pasta Americana, e divertidos adereços, tais, como os noivinhos em posições mais ousadas, bonecos simbolizando e personalizando alguma particularidade dos noivos, ou da debutante. Na música, além da tradicional Valsa dos Noivos e Padrinhos, estão sendo contratados DJ´s, Cantores Românticos
Os convites, apesar de produzidos com materiais novos, ainda trazem os nomes dos convidados escritos pelas mãos delicadas e habilidosas de Calígrafos; o convite é a primeira impressão seja esta, Casamento, Aniversário, Debutante, Bodas, bem como, eventos artísticos ou empresariais, por este motivo, devem estar perfeitos e cuidados com carinho e dedicação do começo ao fim.
Quando uma pessoa recebe um convite, cujo envelope fora caligrafado manualmente, sentimos o carinho com que a festa está sendo preparada. Sentimos que será um acontecimentos "especial".
CALIGRAFIA-O QUE É A CALIGRAFIA?
A caligrafia é uma escrita manual, em que se destacam a beleza, a uniformidade e a elegância. Valoriza e dá requinte aos mais importantes acontecimentos de nossas vidas, seja ele pessoal ou profissional.
SOBRESCRITO DE ENVELOPES
É a caligrafia manual dos nomes dos convidados em cada um dos envelopes. Ela é executada á bico de pena, com tinta guache (nas mais variadas cores), sempre combinando com a cor da impressão dos convites e a cor do papel utilizado do convite e no envelope.
Sobrescrito de envelopes para Convites de: Casamento, Aniversários, Bodas em geral, Eventos Empresariais, Vernissage e outros eventos.
SERVIÇO DE ACABAMENTO
Anexação de cartõezinhos (residência, R.S.V.P., mapinha de localização, de estacionamento, lista de presente dos noivos) aos convites, e acondicionamento em plástico Poly, e acabamento com selinhos adesivos de cores variadas.
PREENCHIMENTO DE DIPLOMA OU CERTIFICADO
É a caligrafia manual do nome do aluno ou formando, do curso de formação, data de conclusão, dados de uma pessoa, de um curso, de uma data, em um documento importante, que quase sempre ficará exposto como testemunho de uma data especial da experiência de vida.