Materiais/Cursos
- Pessoal
- Alimentação
- Extras
- Jogos e Esportes
- Informática
- Artes
- Telefônia
- Dinheiro
- Música
- Concursos
- Adulto
 
Dicas e Guias
- Artes e Cultura
- Ciências e Experiências
- Compras e Serviços
- Culinária e Receitas
- Dinheiro e Finanças
- Educação e Sabedoria
- Esportes e Jogos
- Estética e Beleza
- Estudos Bíblicos
- Fontes de Referência
- Games e Truques
- Histórias e Contos
- Humor e Piadas
- Internet e Informática
- Lazer e Diversão
- Limpeza e Consertos
- Mágicas e Truques
- Música e Instrumentos
- Saúde e Tratamentos
- Outros - Variados
Escreva uma Dica!
Mensagens
- Amizade
- Estudos e Cursos
- Humor
- Natureza
- Pessoa
- Reflexão
- Religiosa
- Saúde
- Vida
Envie sua Mensagem
 
Sites de Conteúdo Gratuito
- acesso grátis
- albúm de foto
- agenda virtual
- antivírus grátis
- bate papo
- blogs & Cia
- bookmarks
- brindes e prêmios
- cartões virtuais
- classificados virtuais
- cliparts grátis
- comparação de preços
- culinária
- dinheiro
- discos virtuais
- downloads
- drives
- ebook grátis
- email grátis
- educação
- empregos
- fontes grátis
- humor
- infantil
- jornal e revistas
- leilões virtuais
- lista de discussão
- música gratis cifra
- música grátis mp3
- namoro online
- tradutores online



Receba
Novidades em seu e-mail

Curso Básico de ASP
Material de Curso Básico de ASP Gratuito



Programa, o que você irá aprender:

  • ACTIVE SERVER PAGES
  • ROTINAS DE SCRIPT
  • VISUAL BASIC SCRIPT (VBSCRIPT)
  • VARIÁVEIS
  • TIPOS DE DADOS
  • CONSTANTES
  • SUBROTINAS
  • INCLUDE FILES
  • FUNÇÕES

Introdução:

A Internet é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, onde um misto de protocolos e serviços permitem ao usuário obter acesso à informação e se comunicar remotamente.
Trata-se da mais bem sucedida aplicação prática do conceito de interoperabilidade, conectividade de redes de tecnologias distintas.
A criação da World Wide Web (WWW) popularizou a rede.

Este serviço para a transmissão multimídia de informações, implementado pelo protocolo de aplicação HTTP (Hypertext Transfer Protocol), realiza uma comunicação cliente-servidor, com base na requisição, visualização e transferência de arquivos. Geralmente, os arquivos se apresentam no formato HTML (Hypertext Markup Language), podendo conter referências a outros tipos de arquivos (imagens, sons, vídeos,...).

Esse modelo de funcionamento limitou bastante o uso da Web, uma vez que as páginas HTML têm um conteúdo estático, ou seja, sempre são exibidas da mesma forma e não possibilitam nenhuma interação com o usuário. Para deixar a Web mais dinâmica e interativa, criou-se o CGI (Common Gateway Interface).

O programa é processado e o resultado desse processamento é enviado pelo servidor Web ao cliente, geralmente no formato HTML. O dinamismo do CGI está no fato do processamento poder retornar diferentes resultados, dependendo dos parâmetros informados pelo cliente (interação) ao programa CGI.

Apesar de dar mais “vida” a Web, programas CGI possuem uma série de desvantagens técnicas, sendo a principal delas o fato de tais programas serem executados de forma diferenciada no Web Server.
Um servidor Web que recebe várias requisições simultâneas, facilmente se sobrecarrega e pára. Por este motivo, surgiram, e ainda surgem a cada dia, tecnologias alternativas ao uso do CGI: ISAPI, NISAPI, IDC/HTX, Cold Fusion, Java Server Pages (JSP), Personal Home Page (PHP), Active Server Pages (ASP),...

ACTIVE SERVER PAGES

ASP é uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft que disponibiliza um conjunto de componentes para o desenvolvimento de páginas Web dinâmicas. Tais páginas consistem em arquivos de extensão .asp
no formato texto (ASCII) que contêm combinações de scripts e tags HTML.

Um servidor Web que suporta ASP funciona da seguinte forma:
- Cliente solicita página *.asp;

- Servidor abre a página e lê seu conteúdo:

  • Se encontra tags HTML, envia direto ao cliente;
  • Se encontra comandos de script:

• Pára o envio;
• Processa os comandos;
• Envia o resultado HTML ao cliente.

Como todo código de programação existente em páginas ASP é executado no servidor, e este só retorna ao cliente respostas em HTML, aplicações ASP têm seu código fonte totalmente preservado, além
de poderem ser acessadas por qualquer tipo de browser existente no mercado. Entre os recursos que podem ser implementados com ASP, podemos citar:

- Programação com Visual Basic Script e Java Script;
- Acesso a banco de dados;
- Envio de e-mail.

Para utilizar ASP, o computador que a hospeda as páginas (Web Server) deve possuir como sistema operacional o Windows NT Server 4.0 (ou superior) com o Internet Information Server 3.0 (ou superior) O IIS é um programa servidor Web da Microsoft. Se as páginas utilizarem recursos de acesso a banco de dados, será necessário um driver de ODBC instalado e funcionando no servidor.

O ASP também “funciona” com o MS Personal Web Server (PWS), para Windows NT WorkStation e para Windows 9x, muito embora essa não seja a plataforma mais recomendada. Para as plataformas Unix / Linux, já existem módulos no mercado que garantem o suporte a ASP.

ROTINAS DE SCRIPT

Script é um programa escrito numa determinada linguagem de programação que não necessita ser compilado para ser posteriormente executado. Scripts são interpretados, ou seja, seus comandos são lidos
em tempo de execução por um Script Engine, processados e seus resultados passados para a saída padrão da aplicação (monitor de vídeo, impressora, servidor Web,...).

Toda a funcionalidade de uma página ASP é controlada através de comandos de Script. Teoricamente, o ASP pode utilizar qualquer Script Engine (interpretador), mas na prática, a Microsoft só disponibiliza dois:

- Visual Basic Script (VBScript) - default
- MS Java Script(JScript)

Ao escrevemos páginas *.ASP, a primeira coisa que devemos fazer é indicar em qual dessas linguagens disponíveis elas serão escritas:

<% @ LANGUAGE = VBScript %>
ou <SCRIPT LANGUAGE = “VBScript” RUNAT = SERVER> ... </SCRIPT>
Como um Web browser reconhece um script? Ao encontrar na página *.ASP a tag <% ou <SCRIPT LANGUAGE = ”VBScript” RUNAT = SERVER>, o browser entende que daquela posição até %> ou </SCRIPT> existem comandos de script a serem executados.

Página Anterior
Próxima Página
voltar próximo
1 - 2 - 3 - 4

 
 

 

IdealGratis.com © Copyright - Todos os direitos reservado aos seus respectivos Autores. - Envie seu Material - | Parceiros
Escolha seu Idioma:
English (British)
Spanish
French
Italian
Deutsch